Algumas Perguntas de Biologia

1)       O que significa dizer que as moléculas de água são polares?

Significa dizer que, nas extremidades das moléculas de água existem cargas elétricas opostas fazendo com que as unam com ás outras através de pontes de hidrogênio.

 

2)       O que são pontes de hidrogênio?

São umas das interações mais importantes da química, acontecem quando temos dentro das moléculas, ligações de hidrogênio com elementos de eletro negatividade alta. Como por exemplo, a água.

 

3)     Qual a importância da água como solvente de substâncias orgânicas polares?

A importância da água como solvente de substâncias é que permite a ocorrência das reações químicas entre as substâncias.

 

4)     O que é uma síntese por desidratação? E hidrólise?

Uma síntese por desidratação é o processo de saída de água entre duas moléculas pequenas para formar uma maior. Por exemplo: saí uma molécula de água na formação da sacarose a partir de uma molécula de glicose e uma molécula de frutose.

Já a hidrólise, é necessário que haja a entrada de uma molécula de água para a quebra da molécula grande que se formou no processe de síntese. Por exemplo, entrada de água para a quebra da sacarose formando novamente uma molécula de glicose e outra de frutose.

 

5)     Explique em linhas gerais, porque a água é capaz de evitar variações bruscas na temperatura nos organismos!

O calor específico da água é alto, ou seja, para se elevar em 1ºC a temperatura de 1g de água é necessário 1 caloria de energia. Assim, as moléculas de água podem absorver grande quantidade de calor sem que sua temperatura fique elevada.Isso explica o papel termorregulador da água por meio da transpiração.

 

6)     Explique as funções e carências de iodo, ferro e cálcio!

Iodo – constitui hormônios fabricados pela glândula tireóidea. Na sua carência, pode ser causado Bócio e Obesidade.

Ferro – formação da hemoglobina presente nas hemácias do sangue, atua como veiculador do oxigênio para todo o organismo. Na sua carência, pode ser causado vários tipos de anemia, a mais comum é a Anemia FerroPriva.

Cálcio – formação dos tecidos, ossos e dentes, age na coagulação do sangue e oxigenação dos tecidos, combate infecções e mantém o equilíbrio de ferro no organismo. Na sua carência, pode ser causado deformações ósseas, osteoporose, convulsões, enfraquecimento dos dentes.

 

7)       Diferencie monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos e dê dois exemplos de cada um deles.

A diferença entra eles são, os monossacarídeos são os carboidratos mais simples. Apresentam de 3 a 7 carbonos em sua estrutura, havendo uma proporção entre esses átomos e os átomos de hidrogênio, obedecendo uma fórmula geral, onde há um carbono para cada dois hidrogênios e um oxigênio, por exemplo as Pentoses [Ribose (Participa da produção do ácido ribonucléico (RNA) atuando como matéria-prima) e Desoxirribose (Participa da produção do ácido desoxirribonucléico (DNA) atuando como matéria-prima)] e a Hexoses [Glicose (É a principal fonte de energia para os seres vivos, mais usada na obtenção de energia. É fabricada pelos vegetais na fotossíntese), Frutose (Possui função energética) e Galactose (Possui função energética. Participa da composição de monossacarídeos da lactose)]

Já os dissacarídeos são o resultado da ligação entre dois monossacarídeos. Na reação de formação de um dissacarídeo há formação de uma molécula de água, portanto se trata de uma síntese por desidratação para cada ligação. Um dos monossacarídeos perde um hidrogênio (H) e o outro perde a hidroxila (OH). Essa duas moléculas se unem, formando uma molécula de água (H2O). A ligação que ocorre entre as extremidades dos monossacarídeos é chamada de ligação glicosídica. Por exemplo,

Sacarose Glicose + frutose Apresenta função energética. Está presente nos vegetais, principalmente na cana-de-açúcar.
Lactose Glicose + galactose Apresenta função energética e é o açúcar presente no leite.

 

 

 

 

 

Os polissacarídeos são moléculas formadas através da união de vários monossacarídeos. Esse grupo de carboidratos é formado por moléculas que não possuem sabor adocicado, como nos outros grupos. No momento da digestão, para que essas moléculas sejam absorvidas, é necessário que sejam quebradas em moléculas menores, os monossacarídeos. A reação de quebra ocorre através da hidrólise. Note que a reação de união entre dois monossacarídeos ocorre pelo processo inverso, reação por desidratação. Por Exemplo,

Celulose participa da composição da parede celular dos vegetais.                     É o carboidrato mais abundante na natureza.
Amido Apresenta função de reserva. É encontrado em raízes,                 caules e folhas.

 

8)       Explique em linhas gerais, as funções dos seguintes polissacarídeos:

a)       Amido – Apresenta função de armazenagem da energia produzida pela fotossíntese.

b)       Glicogênio – É o carboidrato de reserva dos animais e dos fungos. É armazenado nos músculos e no fígado dos animais.

c)       Celulose – Participa da composição da parede celular dos vegetais.

 

9)       Explique a importância da glicose produzida na fotossíntese para a manutenção da vida em nosso planeta.

A glicose produzida, substância muito energética, torna-se disponível para outros seres vivos. Mesmo os animais carnívoros dependem da fotossíntese, pois comem outros animais que se alimentam de vegetais, passando de um para o outro a glicose produzida pela planta e utilizada como fonte de energia para esses animais.

10)  O que são glicerídeos? Qual a diferença entre óleos e gorduras?

Os glicerídeos pertencem á classe de lipídios, são materiais formados por glicerol e ésteres de ácidos graxos. Esses compostos podem se encontrar no estado sólido e líquido. A diferença entre óleos e gorduras é glicerídeos líquidos dão origem aos óleos, já os glicerídeos sólidos, dão origem ás gorduras.

 

11)   Explique qual a importância dos fosfolipídios para as células.

Os fosfolipídios colaboram na composição da membrana plasmática das células. São moléculas anfipáticas, isto é, possui uma região polar (cabeça hidrofílica), tendo afinidade por água, e outra região apolar (calda hidrofóbica), que repele a água.

 

12)   Porque o excesso de gorduras saturadas faz mal?

O excesso de gorduras saturadas pode contribuir para a ocorrência de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose (perda da elasticidade da parede dos vasos sanguíneos formando placas de ateroma), um tipo particular de arteriosclerose.

Placas de Ateroma – são placas, compostas especialmente de lipídios e tecido fibroso, que se formam na parede dos vasos. Acumulam-se progressivamente no vaso, podendo chegar a obstrução total do mesmo.

 

13)  O que são ceras? Cite uma função dessas substâncias em algum ser vivo.

As ceras são compostas por uma molécula de álcool unida a uma ou mais moléculas de ácidos graxos, porém esse álcool não é o glicerol. As ceras são altamente insolúveis em água, e essa característica é muito importante. As ceras impermeabilizam a superfície de folhas, flores e furtos, impedindo que a planta perca água por transpiração. As abelhas utilizam a ceras para fabricação de suas colméias.

 

14)   O que são esteróides? Dê um exemplo.

Esteróides são lipídios de cadeia complexa, onde o colesterol é substância fundamental na formação dos esteróides. Sem colesterol não haveria vida. Contudo, o seu excesso é maléfico à saúde. Por exemplo, hormônio sexual masculino, a testosterona. Hormônio sexual feminino, o estrógeno.

 

15)   O que são carotenóides? Dê um exemplo.

Os carotenóides são pigmentos encontrados nas células de todos os vegetais, atuando na fotossíntese. Dois exemplos, carotenos são pigmentos alaranjados, presentes, por exemplo, na cenoura. Xantofilas são pigmentos que podem variar do amarelo a marrom-avermelhado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

About 3piraio

Estamos aqui para poder te deixar dentro de todas as novidades sobre os jogos de PS, xbox, e muitos outros. Assim como músicas de todos os gêneros, não podendo deixar de lado os estudos com resoluções de exercícios de vestibulares, ENEM, e claro que não podia deixar de faltar, a Tecnologia. Esperamos que gostem e deixem suas sugestões, críticas ou elogios. É o que nós do 3piraio desejamos a vocês.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

One Response to Algumas Perguntas de Biologia

  1. Felipe disse:

    Muito bom me ajudou muito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s